Informações Gerais

Detalhamento operacional da prova

As provas estão dirigidas aos grupos etários divididos em níveis: Nível I (alunos com até 11 anos, inclusive), Nível II (alunos de 12 até 14 anos, inclusive), Nível III (alunos de 15 até 16 anos, inclusive), Nível IV (alunos de 17 até 18 anos, inclusive). Considera-se a idade completada no ano do exame

As provas devem ser realizadas sob a responsabilidade de um professor supervisor, devidamente inscrito na organização.

As provas devem ser realizadas sem o emprego de consulta e de calculadoras.

A data de realização é definida pela escola dentro do período definido para a prova, ou seja, de 12 de outubro a 13 de novembro de 2016.

O local de realização é definido pela escola, onde estará o professor supervisor.

O horário para a realização da prova fica a critério do professor supervisor, conforme as condições oferecidas pela escola onde essa será efetuada.

O prazo para a realização da prova é de 2 horas.

As provas podem ser realizadas de forma online ou com material impresso, a critério do professor supervisor.

O conteúdo da prova, exatamente o mesmo para a versão online ou para a impressa, estará à disposição do professor supervisor, a partir de 2 dias antes do período de prova, através de e-mail enviado pela organização

Detalhamento da proposta e do conteúdo

Cada prova contém 20 questões de múltipla escolha, visando a avaliar a capacidade de aplicação de conceitos envolvidos com a prática da robótica, o estágio de desenvolvimento de habilidades requisitadas para a compreensão e atuação diante de novos problemas típicos dessa área de conhecimento e, principalmente, o desempenho das competências do aluno frente à necessidade da tomada de decisões.

Cada prova apresenta 4 problemas típicos daqueles que se oferecem aos alunos nos desafios práticos do Torneio Juvenil de Robótica e em outras competições internacionais, para que as soluções oferecidas às situações decorrentes desses problemas, pela banca proponente do exame, possam ser apreciadas e valoradas pelo aluno.

Nesse modelo de avaliação, o desempenho do aluno candidato ao exame decorre do discernimento criterioso das melhores soluções apresentadas aos problemas.

Detalhamento da estrutura física da prova

A prova enviada ao professor supervisor estará em formato PDF e não poderá ser reproduzida em nenhum outro formato digital sem a autorização expressa da organização e destina-se à reprodução impressa.

A prova para ser resolvida online estará em formato apropriado ao sistema online, naturalmente suportados pelos navegadores Firefox e Google Chrome em suas últimas versões.

Edições Anteriores

Caderno de Apoio

Orientações para o Supervisor

Escola Pública de Robótica