Conceito do Exame

Conceito Básico do Exame: O Exame Nacional de Tecnologia em Robótica - ENATER consiste num conjunto de quatro provas objetivas (uma para cada nível) com intuito de solicitar, em níveis diferentes de complexidade, os conteúdos típicos da robótica desenvolvida no ambiente escolar.

Aborda, como conteúdo a ser avaliado, os temas típicos de cursos e projetos dessa área de conhecimento, destinados ao Ensino Básico; e que, via de regra, também servem de embasamento teórico para o enfrentamento dos desafios apresentados no Torneio Juvenil de Robótica.

Busca-se aqui estabelecer um parâmetro comum que sirva de referência básica para estimar o domínio conceitual do aluno frente às questões de tecnologia em robótica e suas conexões com as demais disciplinas de sua grade escolar.

A prova do ENATER é uma atividade individual e sem consulta, com edição anual, composta de vinte questões objetivas, que deve ser resolvida, durante duas horas, na escola, sob supervisão de um responsável local, durante o dia definido para aplicação.